Água Alcalina

A água alcalina é uma água menos ácida; ela possui o nível do pH é mais baixo do que a água de torneira. O pH da água, é o nível de acidez que ela possui, a medição de 0 a 14 entre acidez e alcalino (1,2,3) .

Um alimento com pH1 possui mais acidez que outro alimento com pH13.

Alcalinidade refere-se ao equilíbrio do pH de um objeto (potencial para hidrogênio): Demasiados íons de hidrogênio significam que menos oxigênio está disponível para as células, o que leva a uma maior acidez.

acidez em excesso no organismo é prejudicial por muitos motivos. 

Não existem doenças que possam sobreviver num estado alcalino.

A água alcalina oferece mais minerais-chave que o corpo precisa para funcionar corretamente, como cálcio, potássio, sódio e magnésio. Esse compostos alcalino trabalham juntos para manter o corpo saudável e funcionando corretamente.

– O cálcio fortalece os ossos e suporta um sistema circulatório saudável.

– Magnésio ajuda a converter os nossos alimentos em energia e trabalha para manter os músculos, nervos, coração e função renal.

– O sódio controla a pressão arterial, equilibra fluidos no corpo e influencia o movimento muscular.

– Potássio ajuda a manter o relaxamento muscular e contração, que é extremamente importante em torno do coração, e também auxilia na digestão e eliminação de fluidos.

O corpo trabalha duramente para manter naturalmente estado alcalino no sangue.

Motivos Para Beber Água Alcalina

Um estudo usou um suplemento para criar água alcalina com aumento no nível de pH.

Após quatro semanas, o estudo concluiu que os participantes que consumiam a água alcalina, estavam mais hidratados; aumentou o equilíbrio ácido-base no sangue em comparação com aqueles que tomavam água regular (1).

Outro estudo realizado em 67 mulheres pós-menopausa, durante um período de 84 dias concluiu que o consumo a curto prazo de bicarbonato de magnésio suplementado, aumentou o magnésio sérico e pH urinário em mulheres pós-menopausa.

Não houve efeito no metabolismo ósseo ou nos fatores de risco cardiovascular (2).

Outro benefício da água alcalina está relacionado ao refluxo.

Refluxo ácido pode ser causado quando a abertura entre o estômago e o esôfago, que não fecha adequadamente, permitindo que os ácidos do estômago cheguem ao esôfago.

A enzima pepsina, é o que causa mais refluxo ácido ou a indigestão.

Pepsina é um suco gástrico encontrado no estômago, e necessário para quebrar e digerir proteínas.

Sem a pepsina, as proteínas não podem ser quebradas para aminoácidos essenciais; que por sua vez fornecem ao corpo e o cérebro importantes neurotransmissores como a dopamina e a serotonina (3).

Um estudo publicado em The Annals of Otology, Rhinology & Laryngology, apontou que a água potável com um nível de pH de pelo menos 8,8, desativa a pepsina e é benéfica para aqueles que sofrem de refluxo ácido (4).

A água alcalina magnesiana proporciona uma melhor estrutura óssea. Isso acontece porque inibe o funcionamento do osteoclasto (célula óssea).

O osteoclasto em ambiente com pH ácido destrói o tecido ósseo e libera cálcio e magnésio, minerais alcalinos na corrente sanguínea; para que não ocorra alteração do pH sanguíneo.

Quando o organismo está com a acidez equilibrada, evita a a destruição óssea e o magnésio é aproveitado para fortalecer o tecido ósseo.

A hidratação e a presença de minerais, diversos processos químicos e orgânicos que acontecem no nosso corpo terão um rendimento aprimorado.

Entre eles estão a reação química relacionada à resposta do seu cérebro, sistema nervoso e sistema muscular, permitindo com que você reaja e processe as informações mais rapidamente.

Equilíbrio Ao Consumir Água Alcalina

O equilíbrio é um ingrediente-chave para a vida.

Quando se trata de água alcalina, tenha em mente que um estilo de vida saudável, consumindo alimentos ricos em nutrientes, é a melhor maneira de manter um equilíbrio de pH adequado.

A água alcalina não pode substituir as vitaminas, e os minerais essenciais que o corpo necessita dos alimentos.

É importante adicionar mais vegetais e algumas frutas na alimentação:

– Limões;

– Vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre;

– Aspargos;

– Algas marinhas;

– Melancia;

– Brócolis;

– Uvas;

– Aipo;

– Cenouras;

– Maçãs;

– Salsinha.

Mas o excesso de alcalinidade no organismo também é prejudicial, e pode causar alcalose.

Isso desequilibra o pH e causa graves problemas de saúde; também pode inibir a produção de pepsina, comprometendo a capacidade do estômago para quebrar alimentos e proteínas.

desequilíbrio da acidez no organismo para mais ou para menos, causa problemas para a saúde. Portanto, como com a maioria das coisas, a moderação ao tomar água alcalina é a chave.

Busque sempre o equilíbrio na alimentação.

E falando sobre saúde e alimentação saudável, eu trago uma notícia!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação alimentar; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.
https://drjulianopimentel.com.br/metabolismo/agua-alcalina-beneficios/